Logo35anos
Gavião E Pr

Alto Alentejo: pequenos autores criam livro sobre a Revolução dos Cravos

600 alunos dos 3º e 4º anos dos agrupamentos dos quinze municípios do Alto Alentejo estão a participar na criação de um livro ilustrado sobre a Revolução dos Cravos.

O desafio, que visa assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, foi lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a sua Assembleia Intermunicipal, em colaboração com a Fábrica de Histórias da Associação Cabeçudos.

Em nota enviada à Rádio Portalegre, a CIMAA explica que cada um dos quinze textos temáticos é produzido por um grupo de 20 estudantes do 4º ano de cada município, enquanto a ilustração fica a cargo de outro grupo de 20 alunos do 3º ano.

Segundo a CIMAA, antes da fase de escrita, os alunos tiveram a oportunidade de se encontrar com diversas personalidades que vivenciaram e compreendem os valores do 25 de abril.

As conversas e histórias foram compartilhadas na primeira pessoa, proporcionando aos alunos do Alto Alentejo diálogos com figuras como o Presidente da República, militares dirigentes da Associação 25 de Abril, ex-presos políticos do regime anterior, historiadores, artistas, responsáveis de museus, professores e políticos locais e regionais atuais e antigos.

Os textos do livro estão atualmente em fase de elaboração pelos “pequenos” autores, com o apoio dos seus professores e a coordenação da Fábrica de Histórias.

O livro será apresentado às comunidades escolares de todos os municípios durante os meses de abril e maio, seguindo um calendário que será divulgado oportunamente.

Este projeto conta com o alto patrocínio da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.