R

Alto Alentejo: romarias associadas à segunda feira de Páscoa deverão atrair milhares de pessoas

A chuva não deverá impedir que milhares de pessoas se associem, às tradicionais romarias que decorrem, esta segunda feira, um pouco por todo o distrito de Portalegre.

Em Campo Maior, esta segunda feira, é o dia mais importante da tradicional romaria a Nossa Senhora da Enxara, com a realização de uma missa seguida de procissão, junto do Santuário a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela.

Em Nisa são quatro as romarias. Nossa Senhora da Redonda, em Alpalhão, Santo Amaro, em Tolosa, Santo António, em Arez e Nossa Senhora da Graça, na sede de concelho.

Em Sousel largas centenas de pessoas participam todos os anos na segunda feira de Páscoa na romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo, na Serra de São Miguel.

Manda a tradição que os romeiros invadam a Serra de São Miguel, logo pela manhã, começando a sentir-se desde cedo o cheiro a assado e ensopado de borrego, prato obrigatório desta romaria. As cerimónias religiosas integram uma missa campal e a procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo.

Em Elvas a tradição de ir comer o borrego para o campo na segunda feira de Páscoa é também cumprida, sendo que neste caso os elvenses rumam para a Ajuda, nas margens do Rio Guadiana, onde comem o borrego assado.

Em Castelo de Vide, esta segunda feira, é também dia de Romaria à Senhora da Luz. Além das habituais cerimónias religiosas, faz parte desta romaria a tradicional venda de ramos.

PUBLICIDADE