
A Assembleia da República aprovou, quarta feira, por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de António José Bastos Leitão, figura marcante da vida autárquica e cívica do concelho do Crato e do Alto Alentejo.
Este voto, apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista e tendo como primeiro subscritor o deputado Luís Moreira Testa, eleito pelo círculo de Portalegre, reflete o respeito e a admiração de toda a Assembleia da República por António José Bastos Leitão, pelos seus contributos e valores que deixou para a sua comunidade.
Antigo presidente da Câmara do Crato, (entre 1982 e 1993), eleito pelo PS, António José Leitão morreu no dia 9 de julho, aos 79 anos, vítima de doença, num hospital em Lisboa.
António José Leitão foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal do Crato pós 25 de abril, tendo depois sido eleito vereador e presidente durante três mandatos.
Desempenhou, ainda, o cargo de Adjunto do Governador Civil de Portalegre durante dez anos.
António José Leitão ficou ainda conhecido por ser o “pai” da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, por ter lançado o certame já lá vão 39 anos.
O antigo autarca era também cooperante da Rádio Portalegre – Cooperativa de Rádio Recreio e Animação, CRL.
