Arronches 25abril Programa

Arronches celebra os 50 anos de Abril com música, exposições e uma solta de pombos

Música, exposições e uma solta de pombos, são alguns dos atrativos das comemorações dos 50 anos de Abril, promovidas pela Câmara Municipal de Arronches.

Na quinta feira, dia 25 de abril, as celebrações abrem com uma solta de pombos no Rossio, pelas 09:00, seguida do Içar da bandeira nacional nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, acompanhada pela Banda da Sociedade Recreativa Musical Alegretense.

Ainda durante a manhã, a Praça da República, no centro da vila, recebe a concentração do 11.º Passeio de Vespa e, pelas 16:00, o Convento de Nossa Senhora da Luz será palco da iniciativa BIBLIOVIDA, com a leitura da Ata de 25 de Abril de 1974 do executivo da Câmara de Arronches pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches.

O Convento de Nossa Senhora da Luz acolhe ainda, até dia 30 de abril, a exposição fotográfica “Mulheres”, da God’s Publishing, que convida a uma reflexão acerca dos direitos conquistados pela mulher a partir de 1974, bem como a exposição “Um olhar sobre o 25 de Abril em Arronches”, que destaca trabalhos criativos dos alunos do Agrupamento de Escolas acerca da vida em ditadura, estimulando a crescente valorização da democracia.

A música foi uma das formas de arte escolhidas para celebrar a Revolução, com o Auditório do Centro Cultural de Arronches a acolher, no dia 24 de abril, pelas 21:30, a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Extremoz e, no dia 27 de abril, à mesma hora, o concerto de Luís Represas, com a participação da Escola de Música e Academia Sénior de Arronches, que encerra as comemorações.