Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
475975176 122095677116766853 1849758132501403705 n

Arronches: cultura e tradição de “mãos dadas” com festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”

A vila de Arronches, situada no coração do Alto Alentejo, prepara-se para receber a primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”. Este evento cultural e gastronómico promete ser um marco na região, decorrendo de 28 a 30 de março no Multiusos do Rossio.

O festival oferece um programa diversificado que inclui gastronomia, conferências, espetáculos musicais e exposições. Os visitantes poderão desfrutar de sessões de showcooking, demonstrações de corte de presunto, degustação de queijos e enchidos regionais, jogos tradicionais e uma caminhada, entre outros atrativos.

Dividido em dois pavilhões, o evento contará com o espaço “Saberes e património” e o espaço “Sabores e Melodia”. Este último será dedicado à restauração e aos espetáculos musicais, que incluem apresentações da Tuna da Academia Sénior de Arronches, Grupo de Sevilhanas “Flamencura”, o músico “Gromicho”, o Grupo Coral “Vozes à Janela” com o Grupo de Acordéons de Valencia de Alcântara, os “Sangre Ibérico”, o Grupo Verde Maio (Escola de Música de Arronches), bem como um “Tributo aos Gipsy King’s” e os DJ’s BRAT e Matcho.

Com uma ligação histórica significativa à criação de porcos, Arronches é carinhosamente conhecida como a “Terra dos Porcos”.

Segundo a tradição local, os habitantes abriam as suas pocilgas pela manhã, permitindo que os porcos saíssem para o campo, regressando ao final do dia para serem recolhidos novamente.

Este método tradicional de criação de porcos reflete não só a atividade económica da vila, mas também a sua identidade cultural e histórica.