A Câmara de Arronches é o município com melhor eficiência financeira em 2023 no Alto Alentejo, de acordo com a 20ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Com uma pontuação de 1271 pontos, Arronches lidera uma lista onde aparece na segunda posição a Câmara de Elvas, com 1264 pontos, seguindo-se Nisa (1160), Alter do Chão (1.144), Castelo de Vide (1087) e Gavião, com 901 pontos.
O relatório, que todos os anos apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios portugueses, apresenta ainda outros indicadores que confirmam a boa saúde das contas municipais arronchenses.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, disse não haver “nenhuma receita, nem nenhum segredo”, para este resultado, argumentando que o mesmo se deve ao “rigor” com que o município gere os dinheiros públicos.
O autarca afirmou ainda que a saúde financeira da Câmara de Arronches “é invejável”, revelando que atualmente dispõem de “uma almofada financeira de cerca de 8,5 milhões de euros”, que permitem à autarquia avançar com obras sem necessitar de aguardar pela aprovação das candidaturas.