
A vila de Arronches vai ser palco da primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, um evento cultural e gastronómico que vai decorrer de 28 a 30 de março no Multiusos do Rossio.
Em declarações à Rádio Portalegre João Crespo, presidente da Câmara de Arronches, disse que a iniciativa pretende dar destaque ao porco alentejano uma “raça autóctone que está em perigo de extinção”.
Segundo o autarca o certame vai contar com cerca de duas dezenas de expositores, dois restaurantes, sessões de showcooking, conferências, espetáculos musicais e exposições.
Carinhosamente conhecida como a “Terra dos Porcos”, a vila de Arronches pretende ainda, com a realização deste festival, juntar os vários setores de atividade ligados à criação de porcos, símbolo da sua identidade cultural e histórica.
Dividido em dois pavilhões, o evento contará com o espaço “Saberes e património” e o espaço “Sabores e Melodia”. Este último será dedicado à restauração e aos espetáculos musicais, que incluem apresentações da Tuna da Academia Sénior de Arronches, Grupo de Sevilhanas “Flamencura”, o músico “Gromicho”, o Grupo Coral “Vozes à Janela” com o Grupo de Acordéons de Valencia de Alcântara, os “Sangre Ibérico”, o Grupo Verde Maio (Escola de Música de Arronches), bem como um “Tributo aos Gipsy King’s” e os DJ’s BRAT e Matcho.
Foto: DR