Ddddddddddddd

Arronches:Presidente da CCDRAlentejo aponta obras no Convento da Senhora da Luz como exemplo de aplicar bem os fundos comunitários

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) António Ceia da Silva, afirmou que as obras de reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, inauguradas esta sexta feira, “são a prova inequívoca de que há boas maneiras de gastar os fundos comunitários”.

Ceia da Silva disse ainda que a recuperação do edifício, que se encontrava em avançado estado de degradação, deve ser encarado pela população de Arronches com “orgulho e grande vitória”.

O dirigente assinalou igualmente que a obra, que implicou um investimento de 1,7 milhões de euros, financiada em 85 por cento por fundos comunitários, “encerra a reabilitação urbana de uma zona urbana”, daquela vila alentejana.

A cerimónia de inauguração das obras foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que começou por dizer “ser uma honra” partilhar com a população de Arronches um dia em que lhe “é devolvida uma das jóias da coroa do seu importante património histórico e arquitetónico”.

Apontando esta obra como “um exemplo e uma referência”, Ana Abrunhosa reconheceu que “era aflitivo ter no coração de Arronches um edifício no estado de degradação em que se encontrava”.

De acordo com o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo o Convento de Nossa Senhora da Luz, vai receber a Galeria Municipal e o Posto de Turismo, destinando-se sobretudo a “fins culturais”, com exposições permanentes, para que possa ser visitado pela população e turistas.

A cerimónia de inauguração das obras, além dos discursos institucionais, incluiu o descerramento de uma placa comemorativa e uma visita guiada ao Convento.