Em Portalegre também se fazem campeões. Os jovens Maria Carvalho e Diogo Cabral, ambos com 16 anos, praticantes de artes marciais, Karate e Kempo, são um exemplo disso.
Maria Fortunato Carvalho participou recentemente no Campeonato do Mundo de Kempo, disputado na Turquia, tendo-se sagrado vice campeã mundial em “formas de mãos vazias”, além de ter conquistado um terceiro lugar em “formas com armas”.
Influenciada pelo irmão mais velho, que era praticante de karate, Maria iniciou-se na modalidade aos 8 anos de idade. Depois das conquistas recentes, a atleta, “orgulhosa”, está agora a preparar-se para participar no Campeonato Europeu de Kempo, que vai decorrer em outubro, em Portugal.
O atleta Diogo Cabral, desafiado pelos pais, começou ainda muito novo, com apenas 4 anos, a praticar karate. Diogo já possuiu um palmarés muito interessante, destacando-se um terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Karate, em 2023, na Escócia, e um quarto lugar num outro torneio, em Nice, na França.
O jovem tem agora pela frente um desafio enorme. Diogo vai participar num torneio mundial que vai decorrer de 14 a 17 de agosto, em Okinawa, no Japão, “berço” do karate.
Em declarações à Rádio Portalegre, Diogo Cabral admitiu “algum nervosismo”, mas por outro lado, a ambição de “aprender coisas novas e evoluir”.
O sensei Joaquim Pimenta, do Clube de Karate e Atividade Física de Portalegre, a partir do qual se têm mostrado ao mundo, reconheceu que a Maria e o Diogo têm um potencial enorme e que podem chegar mais longe.
Joaquim Pimenta assinalou ainda que o clube, apesar de estar sedeado no interior do país, tem outros atletas com grande qualidade.
O sensei abordou ainda a ida de Diogo Cabral ao Japão, para participar no torneio de Okinawa, considerando que será uma “experiência muito enriquecedora” para o atleta, uma vez que vai competir com outros atletas de elevado nível.
A deslocação ao Japão é extremamente dispendiosa para as possibilidades do clube, sendo que estão a realizar algumas iniciativas para angariar verbas e a contar com a generosidade de entidades ou empresas que queiram ajudar a custar as despesas.
O Clube de Karate e Atividade Física de Portalegre conta atualmente com 52 atletas inscritos, dos 4 aos 57 anos, sendo que a maioria tem menos de 12 anos.