Azeite 1

ASAE apreende mais de 2.500 litros de óleo vendido como azeite em Portalegre, Beja e Silves

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 2.510 litros de óleo alimentar a ser comercializado como azeite, nos distritos de Portalegre, Beja e no concelho de Silves.

Em comunicado de imprensa a ASAE esclarece que as ações de fiscalização visaram operadores económicos, com ligações comerciais entre si, nas quais foi detetado em flagrante delito a comercialização de óleo alimentar como azeite.

De acordo com o documento as diligências de investigação permitiram ainda apurar a localização do armazém do operador económico, onde de forma dissimulada se procedia a toda a operação logística de falsificação da rotulagem e organização do canal de distribuição.

A ação culminou com a instauração de dois processos crime, pela prática do ilícito de fraude sobre mercadorias e a apreensão de 2.510 litros de óleo alimentar, centenas de rótulos falsificados, uma viatura de mercadorias e diversa documentação indiciária da prática dos crimes. O valor total da apreensão ascende a 28.900 euros.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência, tendo os factos sido comunicados à Autoridade Judiciária.