Ferm Sessão

Autarca de Portalegre assevera que não se cansará de exigir a ligação por auto-estrada à cidade

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, afirmou que a ligação por auto-estrada a Portalegre fará toda a diferença no território, asseverando que não se cansará de a exigir.

Fermelinda Carvalho, que falava, esta quinta feira, na sessão solene comemorativa dos 474 anos da elevação de Portalegre a cidade, disse ainda depositar “toda a confiança e esperança” no novo Governo, para que muitas situações pendentes que são transversais a todo o território, e que afetam a vida das pessoas, possam ser resolvidas.

A autarca social democrata destacou também que no ano de 2023 o município conseguiu que as despesas de investimento direto superassem as despesas com pessoal, “o que já não acontecia desde 2008”, assinalando ter sido “o maior ano de investimento dos últimos 15 anos”.

A cumprir o seu primeiro mandato como presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho anunciou ainda que o concurso público do projeto para a Piscina Municipal descoberta deverá ser lançado em breve e que já foi lançado o concurso publico para a requalificação de 22 fogos nos bairros sociais da cidade, em resultado de uma candidatura ao PRR, no valor de 9,8 milhões de euros, para a requalificação de um total de 108 habitações.

A obra da futura Residência de Estudantes, no centro da cidade de Portalegre, financiada igualmente através do PRR, foi outra das intervenções destacada por Fermelinda Carvalho, que se mostrou confiante de que já no principio do próximo ano letivo, a infraestrutura possa ser cedida ao Politécnico de Portalegre.

Em matéria de Educação, a autarca assinalou ainda que a obra da Escola Básica Cristóvão Falcão, cujo valor da intervenção ascende a 5,1 milhões de euros, já se encontra em fase de conclusão e que o projeto técnico de arquitetura para a recuperação da Escola José Régio, está concluído.

Fermelinda Carvalho revelou ainda que o projeto técnico da recuperação do parque de campismo do Parque Natural da Serra de São Mamede e que o município vai candidatar a obra assim que abra o aviso no novo pacote de fundos comunitários.