Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Medicos

Avis: Câmara convoca manifestação contra falta de médicos

A população do concelho de Avis vai manifestar-se em frente ao hospital de Portalegre contra a falta de médicos e de cuidados de saúde naquele concelho.

O protesto, agendado para o dia 03 de julho, a partir das 10:30, é promovido pela Câmara de Avis e juntas de freguesia daquele concelho.

Em declarações à Rádio Portalegre, a vereadora da Câmara de Avis, Inês Fonseca, explicou que os utentes, a maior parte idosos e sem médico de família, chegam a esperar “dois meses” por uma consulta.

Em comunicado, a Câmara de Avis recorda que há cerca de seis meses, depois de um protesto realizado junto ao Centro de Saúde de Avis, que “mobilizou centenas de pessoas”, os problemas registados ao nível dos serviços de saúde prestados no concelho de Avis “permanecem sem alterações”, deixando a população “sem cuidados de saúde essenciais”.

A falta de médicos continua a ser o “maior problema” e, segundo explica no documento o município, existe nesta altura “apenas um médico efetivo a meio termo e dois em regime de prestação de serviços”, sendo que um deles tem estado de licença ao longo dos últimos meses.

Contactado pela Rádio Portalegre, o porta-voz da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, Ilidio Pinto Cardoso, explicou que aquela entidade “está a fazer tudo” para resolver todas as situações no distrito de Portalegre, apesar das “dificuldades com que se depara” para captar médicos para o território.