
O piloto João Ferreira (Mini), navegado pelo portalegrense Filipe Palmeiro, é o cabeça de cartaz da lista dos automóveis da 38ª Baja de Portalegre.
João Ferreira, que venceu as últimas duas edições da Baja de Portalegre, é líder do campeonato de Portugal de todo-o-terreno – CPTT 2024, com três vitórias e um segundo lugar nas cinco provas já disputadas este ano.
O piloto leiriense contabiliza 105 pontos, contra os 96 do piloto João Dias (Can Am)), e além de ser um dos grandes favoritos a vencer a prova rainha do todo o terreno em Portugal, pode também sagrar-se campeão nacional em Portalegre.
João Ramos (Toyota), que esta temporada ganhou a Baja TT Norte de Portugal, surge na terceira posição, com 70 pontos. O piloto portuense ainda pode arrecadar o título nacional, mas já não depende apenas de si.
O campeão nacional em 2023, Tiago Reis (Taurus), que venceu a primeira prova do CPTT 2024, a Baja TT Montes Alentejanos, chega a Portalegre na quarta posição do campeonato e sem possibilidades de revalidar o título.
Depois da clássica alentejana os pilotos vão ainda disputar a Baja TT Oeste, a última prova do calendário do CPTT 2024.
No que concerne à luta pelo campeonato mundial de bajas, o piloto João Ferreira tem na Baja de Portalegre uma oportunidade para encurtar distâncias para o líder, o argentino Fernando Alvarez.
O piloto de Leiria chega a Portalegre com menos 20 pontos do que Alvarez, quando ainda faltam disputar quatro provas para o fecho da temporada.
A prova, promovida pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), arranca, esta sexta feira, dia 18 de outubro, com uma Especial de Qualificação (Prólogo) composta por cerca de 5 quilómetros, com início às 10:45, disputada na parte da manhã, na Herdade das Coutadas, no concelho de Portalegre.
O primeiro dia de corrida integra ainda o Setor Seletivo (SS1), na distância de 60 km, que liga o Domingão, no concelho de Ponte de Sor, ao Crato. A partida está agendada para as 14:30 e a chegada prevista para as 15:15.
No sábado (19 outubro), pilotos e equipas enfrentam o dia mais exigente. Estão reservados dois setores seletivos, cada um com 150 quilómetros, o SS2 que começa às 07:50 em Ponte de Sor (Zona Industrial) e termina às 09:35 em Alter do Chão e o SS3 que parte de Gáfete às 13:05 e que acaba na Herdade das Coutadas, cerca das 14:50.
A edição de 2024 da Baja de Portalegre vai contar com um total de 383 concorrentes, nomeadamente 98 carros (74 Evento FIA + 24 Evento Nacional), 101 motos, 29 quads, 94 SSV, 27 Promoção & Hobby e 34 na Mini Baja.
À semelhança de edições anteriores, a cerimónia simbólica de partida e apresentação dos pilotos, vai decorrer, no dia 17 de outubro (quinta feira), a partir das 19:00, no Jardim da Avenida da Liberdade, na cidade de Portalegre.