Batalha

Batalha das Linhas de Elvas assinala 365 anos no próximo domingo

O desfile das forças em Parada, na Rua da Cadeia, volta a ser o ponto alto das comemorações da Batalha das Linhas de Elvas, que no próximo domingo (14 de janeiro), assinala 365 anos.

A Câmara Municipal de Elvas volta a organizar o programa comemorativo, para assinalar uma data “marcante para a cidade e soberania nacional”.

Em dia de feriado municipal, as comemorações têm início pelas 9:30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro, seguindo-se meia hora depois a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sítio dos Murtais.

Pelas 10:30, no Convento de São Francisco é homenageado o General André de Albuquerque Riba-Fria com a deposição de flores no túmulo.

Às 13:30 decorrem as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército, pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida e pela ministra da Defesa, Maria Helena Carreiras.

Segue-se, pelas 14:30, o desfile das forças em Parada, na Rua da Cadeia.

O programa encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21:30, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.