O ministro da Educação, Fernando Alexandre, afirmou que a primeira condição em qualquer estratégia de desenvolvimento “são boas escolas”.
Segundo o governante, quando alguém, com filhos se move no território, tem como principal preocupação a qualidade das escolas “um dos ativos mais importantes” de qualquer concelho.
Fernando Alexandre, que falava após ter presidido à inauguração das obras de requalificação da escola da Ammaia, em Marvão e da escola Gracia de Orta, em Castelo de Vide, considerou que “essa não é uma razão para não haver capacidade de atracão” nestes concelhos.
Em Marvão, com a inauguração da escola de Ammaia, na aldeia da Portagem, o autarca, Luís Vitorino, assinalou “um dia histórico”, após a concretização do maior investimento realizado no concelho, num valor de cerca de 5 milhões de euros, que mais do que uma obra importante representa “uma clara aposta no futuro” e garante “um ensino de excelência.
Em Castelo de Vide, o momento foi também considerado histórico, porque segundo o presidente da Autarquia, António Pita, foi a primeira vez que a vila recebeu um ministro da Educação.
O presidente do Município local quis ainda dar uma palavra de confiança à comunidade escolar, sublinhando que as obras realizadas são fundamentais e complementam a qualidade dos recursos humanos, que “fazem a diferença” nos índices de sucesso.
Em Castelo de Vide a obra de reabilitação da escola Garcia de Orta representou um investimento de mais de 2 milhões de euros.