Sabia que é possível investir na Bolsa Americana mesmo se reside em Portugal? A Bolsa Americana é a maior do mundo, então não é se surpreender que os investidores portugueses estejam cada vez mais focados neste mercado vasto. Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre investimentos na bolsa de valores dos EUA em 2025.
O primeiro passo para começar a investir na Bolsa Americana é abrir uma conta global em uma instituição financeira que tenha tal opção, tal qual Revolut. Com uma conta global, fazer investimentos em dólar é bem mais fácil, especialmente em bancos digitais, que já são mais amigáveis para todo nível de investidor.
A segunda etapa para começar a investir na Bolsa Americana é entender o seu perfil de investidor. Por natureza, investimentos na bolsa são mais arriscados – portanto, são indicadores para quem possui um perfil mais arrojado e está disposto a correr riscos.
A maior bolsa de valores do mundo é a NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York. Porém, ela não é a única alternativa para investidores portugueses que desejam investir em dólar. Uma das próximas opções ganhando popularidade no mercado financeiro é a Nasdaq 100, uma bolsa de valores 100% focada em empresas de tecnologia.
Nasdaq significa National Association of Securities Dealers Automated Quotations, ou Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas no bom e velho português. Tal bolsa abrange várias maiores empresas no cenário tecnológico global, como Apple, Google, Meta, Amazon e Microsoft, dentre outras.
A Nasdaq já existe desde os anos 70 e conta com um modelo de negociações majoritariamente eletrônico. Atualmente, ela é considerada um termômetro para as negociações em ações e para o mercado financeiro.
Existem diferentes índices da Nasdaq que refletem o desempenho das ações listadas na bolsa. Estes índices são essenciais para orientar os investidores.
Um dos índices mais comuns é o Nasdaq 100, onde encontra apenas as 100 maiores empresas listadas na Nasdaq. Para entrar neste índice, as empresas precisam ter negociações diárias de no mínimo $200 mil dólares.
Hoje em dia, a Nasdaq também abrange outros setores da tecnologia. Por isso, há índices de empresas de transporte (Nasdaq Transportation Index) e biotecnologia (NASDAQ Biotechnology Index) disponíveis. Até mesmo empresas como Netflix, Tesla, Nvidia e Intel fazem parte dos índices da Nasdaq atualmente.
Investir na Bolsa Americana pode ser uma boa alternativa para portugueses que buscam diversificar o portfólio de investimentos. Afinal, os investimentos em bolsas como a Nasdaq trazem vantagens como proteção cambial, bons pagamentos de dividendos e acesso a ações de algumas das maiores empresas do mundo.
Contudo, tal tipo de investimento é indicado apenas para quem tem apetite por risco. Além disso, questões como o preço do dólar podem influenciar a rentabilidade. Para tal, a melhor escolha é pesquisar e analisar o que combina com os seus objetivos.