O orçamento municipal da Câmara de Arronches para 2025 ascende a 11,2 milhões de euros, mais 2,7 milhões de euros em comparação com o do ano em cruso.
De acordo com o presidente do município, João Crespo, o orçamento foi aprovado em reunião de Câmara no dia 25 de novembro, com três votos favoráveis dos eleitos sociais-democratas e duas abstenções dos socialistas.
A conclusão da obra do Parque Ecológica da Esperança, iniciada no verão deste ano, a requalificação de um jardim situado no centro da vila e a requalificação dos açudes de Mosteiros, são algumas das intervenções cabimentadas no documento.
Além destas obras, João Crespo indicou que vai avançar a requalificação urbana na vila de Arronches, nomeadamente a “reformulação” de zonas de estacionamento e “embelezamento” de zonas com jardins.
O município espera ainda avançar, no próximo ano, com o projeto de construção de um Ecocentro Municipal, num investimento que deverá situar-se “entre os 400 e os 500 mil euros”.
Em termos de impostos municipais, a autarquia decidiu manter a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,30%, e a taxa de participação do município no IRS (5%) é devolvida aos habitantes do concelho.
O orçamento vai agora ser apresentado e votado em reunião ordinária da Assembleia Municipal de Arronches, agendada para o dia 27 de dezembro, sendo este órgão autárquico constituído por 11 eleitos do PSD e sete eleitos do PS.