O Governo assinou o contrato da empreitada de construção da rede de rega do aproveitamento hidroagrícola do Xévora, em Campo Maior.
A construção da rede de rega, a partir da Barragem do Abrilongo, conta com um investimento que poderá ultrapassar os 25 milhões de euros.
O contrato foi assinado esta terça-feira, em Campo Maior, com a presença do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que criticou os “radicais verdes” e enalteceu a natureza deste projeto
O projeto, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, terá de ficar concluído física e financeiramente até final de 2025, seguindo-se, até 2026, uma outra fase do projeto que engloba a construção da estação elevatória de rega e o reservatório.
Também presente na cerimónia esteve o presidente da Associação de Beneficiários do Xévora, Luís Minas, que explicou que a associação “tem de ser um parceiro” deste projeto”, recordando ainda que aquela entidade suportou os custos do projeto de estudo de impacte ambiental.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Luis Rosinha, disse tratar-se de “um dia muito importante” para o concelho, uma vez que é uma obra “muito desejada”.
Este projeto, nesta fase, conta com um investimento superior a 17 milhões de euros, vai beneficiar uma área de 1.560 hectares, com um comprimento da rede de tubagens de 44 quilómetros.