Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
470657644 984367143718902 2180221682227361601 N

Campo Maior: Ouguela continua a ser “habitat preferencial” do Grou Comun

A aldeia de Ouguela, no concelho de Campo Maior, um dos poucos locais do país especialmente indicado para observar grous, vai receber a partir de hoje e até domingo, a sétima edição do Festival dos Grous, uma espécie de aves avistada principalmente entre novembro e fevereiro.

Em declarações à Rádio Portalegre, João Sanguinho, porta voz do Grupo de Ecologia e Desporto de Aventura (GEDA) de Campo Maior, promotor do evento, indicou que a zona de Ouguela continua a ser um “habitat preferencial” desta espécie de aves, que migram para Portugal durante o inverno.

João Sanguinho adiantou que o Grou Comum é uma espécie protegida, alvo de acompanhamento, quer no que concerne ao seu movimento migratório, quer ao nível do seu censo, bem como objeto de medidas para a sua conservação.

O mesmo responsável revelou que a população do Grou Comum tem se mantido estável, havendo até um ligeiro crescimento.  

O Censo Regional do Grou Comum é feito anualmente, com contagens nos meses de dezembro e de janeiro. De acordo com João Sanguinho os números disponíveis dizem respeito ao mês de dezembro e apontam para uma população de mais de um milhar de Aves.

Os três primeiros dias da sétima edição do festival são dedicados à comunidade escolar, com atividades e a projeção do documentário «O Montado do Lince ibérico», e a colocação de caixas ninho, além de atividades em Ouguela e no Centro Ambiental do Xévora.

No penúltimo dia (sábado), do festival, a partir das 08:00, há saída de campo para observação de aves. O programa prossegue, a partir das 15:00, com as Jornadas Técnicas, subordinadas ao tema “Monitorização e Conservação das Estepárias”.

O último dia do festival, (domingo) é preenchido com a caminhada “Rota dos Grous”, num percurso com cerca de 8 quilómetros até ao Centro Ambiental do Xévora, havendo no final uma degustação de produtos regionais.

O grou-comum é uma grande ave, do tamanho de uma cegonha-branca, caracterizada pela plumagem cinzenta, destacando-se o enorme tufo de penas sobre a cauda. O padrão da cabeça é preto, branco e com uma pequena mancha vermelha. Em voo destaca-se pelo enorme pescoço, que é mantido esticado.