Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Tapecaria 2

Candidatura do “ponto de Portalegre” a Património Cultural Imaterial da UNESCO está a decorrer a bom ritmo

A vice presidente da Câmara de Portalegre, Laura Galão, anunciou que o inventário do acervo da manufatura de tapeçarias de Portalegre e o documento para inscrever o “ponto de Portalegre”, no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, estão concluídos.

O objetivo passa, depois, por candidatar o “ponto de Portalegre”, uma técnica na elaboração de tapeçaria, a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

De acordo com a autarca, que destacou que em paralelo estão a decorrer um conjunto de iniciativas inseridas no projeto, a candidatura a património imaterial da UNESCO ficará também concluída “muito em breve”

A candidatura do “ponto de Portalegre” a Património Cultural Imaterial da UNESCO é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, através do programa Valorizar.

A arte desenvolvida pelas tecedeiras de Portalegre em meados do século XX, através do denominado “ponto de Portalegre”, centra-se num tipo de tapeçaria assente na manufatura.

Nos últimos 60 anos, foram desenvolvidas tapeçarias a partir de obras de mais de 200 artistas portugueses e estrangeiros, como Almada Negreiros, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Burle Marx, Lourdes Castro, Álvaro Siza, Maria Keil ou Cruzeiro Seixas.