Um homem, alegadamente de nacionalidade estrangeira, atacou três pessoas com um martelo, terça feira à noite, numa habitação do Bairro da Boavista, em Castelo de Vide.
As vítimas, que sofreram ferimentos na face e cabeça, foram todas evacuadas para o hospital de São José, em Lisboa, e são um militar da GNR, de 23 anos de idade, a namorada, de 22 anos, e a mãe da namorada, uma mulher com 53 anos.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, adiantou que o agressor atuou de cara tapada e colocou-se em fuga, depois de uma das vitimas ter conseguido alertar as autoridades.
António Pita, que se deslocou ao local, contou que o agressor entrou pelo quintal da habitação, através de uma porta, que foi aberta pela proprietária da casa, que ouviu barulho e foi inteirar-se do que era.
Ao abrir a porta a mulher foi atacada com uma martelada na face. Entretanto, a filha e o namorado, que se encontravam no interior da residência, vieram em seu socorro e foram também agredidos com marteladas.
As autoridades montaram uma caça ao homem, que envolveu mais de uma dezena de militares da GNR, até agora sem resultados.
De acordo com o Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para esta ocorrência foi recebido às 23:03 de terça feira.
Segundo a mesma fonte, da agressão resultaram dois feridos graves, a proprietária da casa, de 53 anos e o militar da GNR, de 23 anos. A namorada do militar sofreu ferimentos considerados leves.
As vitimas foram transportadas para o Hospital de Portalegre e posteriormente para o Hospital de São José, em Lisboa, avançou o porta voz da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Ilídio Pinto Cardoso.
As operações de socorro envolveram 20 operacionais, bombeiros, GNR e Proteção Civil Municipal, auxiliados por 10 viaturas.
No sábado à noite, um homem, igualmente armado com um martelo e de rosto tapado, assaltou uma pessoa, na aldeia de Ribeira de Nisa, no concelho de Portalegre.
De acordo com fonte da GNR, o assaltante abordou a vítima, quando a mesma chegava a casa, e ameaçou-a com um martelo, tendo-lhe subtraído 60 euros em dinheiro.
A fonte da GNR indicou que a vítima entregou o dinheiro ao assaltante não oferecendo resistência.
A mesma fonte adiantou que o assaltante colocou-se em fuga para local incerto.
A GNR está a investigar o caso após a vítima ter apresentado queixa.