A Câmara de Castelo de Vide vai inaugurar, esta terça-feira, o Museu Garcia de Orta, após um investimento que ronda os 1,5 milhões de euros.
A cerimónia de inauguração do museu, que foi erguido nas instalações do antigo balneário termal daquela vila alentejana, está agendada para as 10:30.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara, António Pita, destacou o papel do médico e botânico Garcia de Orta, que nasceu em Castelo de Vide.
O autarca sublinhou ainda a importância de surgir em Castelo de Vide mais um espaço museológico, sendo mais uma oferta turística para todos aqueles que visitam aquela vila do distrito de Portalegre
Do programa de inauguração do museu destaca-se ainda a estreia do documentário “Garcia De Orta”, uma coprodução do realizador Francisco Manso e RTP2 com o apoio do município de Castelo de Vide, que vai decorrer no Cine-teatro Mouzinho da Silveira, pelas 14:30.
Garcia De Orta, médico pioneiro da botânica e autor do famoso livro “Colóquios dos Simples e Drogas e Coisas Medicinais da Índia”, nasceu em Castelo de Vide, onde também viria a exercer medicina.
A cerimónia de inauguração do museu deverá contar com a presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.