Castelo de Vide volta a liderar a lista do rating de qualidade de vida, indicador que a Marktest disponibiliza na sua aplicação web Municípios Online. Numa escala de 1 a 20, Castelo de Vide obtém 15.7, subindo da quinta posição e ganhando 2 pontos face a 2023.
Esta é a 4ª vez que o concelho alentejano alcança a liderança deste indicador, depois de em 2021, 2019 e 2016 também ter ocupado essa posição.
Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, mostrou-se “orgulhoso” com a liderança do rating de qualidade de vida,
Para o autarca, é um tipo de análise que pode contribuir para atrair e fixar pessoas, além de “reforçar a boa imagem que o concelho já passa para o exterior”.
O concelho de Manteigas, que liderou este ranking nos dois anos anteriores, assim como em 2020, encontra-se agora na 3ª posição, com menos uma décima do valor de 2023, enquanto Barrancos, que no ano anterior ocupava o 20º lugar, sobe para a segunda posição e alcança um rating de 15.1.
O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.