Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Borregos

Castelo de Vide: religião, cultura e gastronomia de mãos dadas na celebração da Páscoa

Em Castelo de Vide a Páscoa é “grande cartaz turístico” do concelho, com um programa que exalta a herança cultural, religiosa e gastronómica.

A emblemática Bênção dos Cordeiros (sábado, 19 de abril, 10:00, Praça D. Pedro V) e a Vigília Pascal (21:00, Igreja Matriz) seguida da Chocalhada e do espetáculo piromusical, são as iniciativas que costumam ser participadas.

No domingo de Páscoa, dia 20 de abril, a partir das 11:00, a Procissão da Ressurreição marca o início das celebrações do dia, seguida de uma Missa Solene e os cumprimentos institucionais.

Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, destacou como principal atrativo as características únicas desta comemoração, que integra vários rituais de inspiração judaica.

Além da dimensão religiosa, António Pita sublinha que a Páscoa em Castelo de Vide é também uma oportunidade de promoção dos produtos locais, com eventos como a iniciativa “A Maior Boleima de Maçã de Castelo de Vide”, agendada para as 11:00 de sábado, na Praça D. Pedro V e a Quinzena do Sarapatel.

O programa integra ainda a Feira do Livro, encontros com autores e o espetáculo “Canta-me Histórias” com Tim dos Xutos e Pontapés.