Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Batalha Elvas

Cidade raiana comemora 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas

“A História da Batalha das Linhas de Elvas” vai ser contada nas escolas do 1º ciclo do concelho raiano, numa iniciativa dos serviços educativos do Forte da Graça, do Forte de Santa Luzia e da associação Arkus, para comemorar os 366 anos de uma das mais importantes batalhas da guerra da Restauração, que terminou com a vitória dos portugueses sobre os espanhóis.

A iniciativa, que inclui a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas” e o conto de uma história cantada ‘”Uma manhã de nevoeiro”, arrancou esta quarta feira e decorre até 17 de janeiro.

A cidade do Alto Alentejo comemora a Batalha das Linhas de Elvas com um vasto programa, que integra exposições, encenações, cinema e concertos.

O ponto alto acontece, no feriado municipal, dia 14 de janeiro, com o programa a ter início pelas 9:30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos. Para as 10:30 está agendada a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11:30, seguindo-se pelas 12:00, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia, que tradicionalmente junta várias entidades militares e civis.