
O centro de investigação InnovPlantProtect (InPP) lançou, esta quarta feira, uma campanha no Alentejo, que apela à “urgente à participação dos cidadãos no combate à bactéria Xylella fastidiosa”, uma praga crescente que ameaça a agricultura na região.
A campanha desafia os cidadãos a estarem atentos às espumas nas plantas, sinais da presença de 4 espécies de cigarrinhas das espumas, responsáveis por transportar a bactéria de quarentena Xylella fastidiosa.
Em comunicado de imprensa a InPP, solicita aos cidadãos que ao observarem espumas em olivais, vinhas, pastagens, pomares ou montado, registem os dados na app ODK Collect 2024 ou preencham um formulário online, ajudando a equipa de investigadores a criar um mapa atualizado da distribuição temporal e espacial destas cigarrinhas.
A campanha, que visa proteger as plantas da ameaça crescente da bactéria Xylella fastidiosa, está a ser desenvolvida no âmbito do projeto SNM XylellaVt, liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.