
O orçamento da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para 2025 é de 85, 5 milhões de euros, mais 35,9 milhões de euros em relação ao deste ano.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, indicou que este é o orçamento “mais alto de sempre” na história daquela comunidade intermunicipal.
De acordo com o presidente da CIMAA, que também exerce o cargo de presidente da Câmara de Ponte de Sor, o orçamento foi aprovado “por unanimidade e aclamação” na mais recente reunião do conselho intermunicipal daquela comunidade intermunicipal.
Hugo Hilário explicou que a “maior fatia” do orçamento,cerca de 65 milhões de euros, vai para a construção da rede de infraestruturas primárias do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos (EAHFM) do Crato, vulgo Barragem do Pisão.
Além de contemplar verbas para a área da descentralização de competências, o orçamento da CIMAA para 2025 espera também dar resposta à estratégia de promoção, planeamento do desenvolvimento económico-social e ambiental do Alto Alentejo.
Hugo Hilário referiu ainda que a CIMAA está a lançar os procedimentos para o concurso público internacional para o serviço público de transporte de passageiros.
A CIMAA vai também continuar a desenvolver “em permanência, atividades conjuntas de interesse intermunicipal” e espera também “fortalecer” o papel das brigadas sapadores florestais intermunicipais no próximo ano.
Hugo Hilário quer ainda “impulsionar” na estratégia do conselho intermunicipal a temática da saúde mental, entre outras áreas que marcam a atividade daquela comunidade intermunicipal.