Ruralmed Projeto

CIMAA integra projeto RuralMed Mobility – cidades mais sustentáveis

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) anunciou, esta quinta feira, que é uma das entidades que integra o projeto RuralMed Mobility, que visa a promoção da adaptação às alterações climáticas e de cidades mais sustentáveis.

Com uma duração de 33 meses e um orçamento de cerca de 181 mil euros, o projeto conta com parceiros da Croácia, Grécia, Itália, Eslovénia, Bulgária e Espanha.

Será ao abrigo deste projeto que a CIMAA pretende avançar com a descarbonização da mobilidade diária, com a introdução de veículos elétricos na sua frota que serão adquiridos em breve.

Em conjunto com a AREANATejo, serão ainda desenvolvidos: um plano de Eletromobilidade/Estudo de Mobilidade Elétrica da região, estudando o melhor local para a instalação de carregadores de veículos elétricos, potenciando e promovendo a sua utilização; bem como um estudo para analisar as necessidades e a viabilidade de um sistema de transporte elétrico sob consulta, em territórios populacionais (rurais) de baixa densidade, que também terá em consideração as vantagens do uso de veículos elétricos para viagens intermunicipais curtas e as reduções de CO2 associadas.