Portalegre Periferias 12º Festival Internacional De Cine(ma) Extensão Portalegre 12e13jul24

Cinema: Periferias apresenta-se em Portalegre

A edição de 2024 do Periferias, Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara, que vai decorrer de 9 a 17 agosto, apresenta-se esta sexta feira e sábado no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

A partir das 18:30 desta sexta feira vai ser exibido o filme “A Flor do Buriti”, um drama que percorre três épocas da história do povo Krahô, uma comunidade indígena que vive isolada no interior de uma floresta brasileira.  

Para sábado, novamente às 18:30, está agendada a exibição do filme “Debaixo das Figueiras”, da jovem realizador e argumentista franco-tunisina, Erige Sehiri, que acompanha um dia de trabalho, na colheita de figos, de uma grupo de trabalhadores sazonais, maioritariamente jovens, de uma comunidade rural da Tunísia, durante o período de férias escolares.

Em 2023, o Periferias exibiu 40 filmes em mais de 12 aldeias da raia, com o objetivo de levar cultura às freguesias rurais, sendo que as onze edições já realizadas, contaram com mais de 40 mil espectadores.

Além do cinema, o Periferias integra outras atividades como caminhadas, exposições e apresentação de livros.