
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alerta para a necessidade urgente de serem atribuídas indemnizações aos agricultores, pelos “enormes prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens”.
Em comunicado, enviado à Rádio Portalegre, a CNA lamenta que os prejuízos causados por javalis continuem sem uma “resposta eficaz por parte do Governo”.
No documento a CNA refere que o problema assume dimensão nacional e agrava-se a cada ano que passa, particularmente na agricultura familiar e em zonas de minifúndio, o que tem forçado muitos agricultores a deixar de produzir, por não conseguirem suportar os prejuízos.
A CNA cita ainda um estudo da Universidade de Aveiro, realizado entre Setembro de 2020 e Dezembro de 2022, que estimava que a população de javalis rondasse os 280 mil animais, podendo chegar a cerca de 400 mil.
Em suma, a Confederação considera que é urgente tomar medidas para travar o abandono forçado da atividade, para inverter a situação de desertificação humana das zonas rurais e os alarmantes défices de bens alimentares do nosso país, defendendo a atribuição de indemnizações, asseguradas pelo Ministério da Agricultura, por forma a ressarcir os agricultores dos prejuízos provocados por animais selvagens, bem como o controlo de densidade das populações e o seu controlo sanitário.
Foto: DR
