
O concelho do Crato está de luto pela perda de uma das suas figuras políticas mais emblemáticas. António José Leitão, antigo presidente da Câmara Municipal, faleceu quarta-feira, aos 79 anos, vítima de doença, num hospital em Lisboa.
As cerimónias fúnebres têm início esta quinta-feira, às 16:00, com o velório no salão do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Crato. Na sexta-feira, pelas 09:15, será celebrada missa de corpo presente no mesmo local, seguindo-se o cortejo fúnebre até ao Crematório de Elvas.
Eleito pelo Partido Socialista, António José Leitão exerceu funções autárquicas entre 1982 e 1993, tendo sido o primeiro presidente da Assembleia Municipal após o 25 de Abril. Ao longo de três mandatos como presidente da autarquia e dez anos como Adjunto do Governador Civil de Portalegre, marcou profundamente a vida política e cultural da região.
É lembrado como o impulsionador da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, iniciativa que há quase quatro décadas promove tradições locais e atrai visitantes de todo o país.
O atual presidente da Câmara, Joaquim Diogo, manifestou o seu pesar pela morte de António José Leitão, enaltecendo-o como “o presidente da Câmara do Crato mais marcante no pós 25 de Abril” e reconhecendo “uma enorme perda para a democracia”.
A Câmara do Crato decretou luto municipal durante três dias.
