Logonatal
Pisao 2

Crato: os primeiros passos para a nova aldeia do Pisão

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aprovou, por “unanimidade”, a abertura do concurso público para o estudo do projeto da nova aldeia do Pisão, no concelho do Crato.

Esta decisão, que surge na sequência da construção do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, também conhecido por Barragem do Pisão, foi tomada no último conselho intermunicipal da CIMAA, pelos autarcas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.

A atual aldeia do Pisão, que conta atualmente com cerca de 70 moradores e 110 casas, vai ficar submersa com a construção da barragem do Pisão.

Em comunicado, a CIMAA recorda que a construção da barragem provocará a submersão da totalidade da atual aldeia do Pisão, obrigando ao realojamento da população e à construção de uma nova aldeia.

A nova aldeia do Pisão irá nascer junto ao lugar do Monte da Velha, devendo “no início de 2025” ser apresentado o “masterplan” da nova aldeia.

De acordo com a CIMAA, os contactos com as instituições e entidades representativas da comunidade já foram efetuados e será, “brevemente”, constituída a Comissão de Acompanhamento da Reinstalação da nova aldeia do Pisão (CARNAP), com o objetivo de acompanhar o processo, garantindo que o mesmo decorre de “forma próxima e integrada” com a população.

A CIMAA, responsável pela execução do projeto recorda ainda que a Barragem do Pisão é o mais avultado investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de aproximadamente 141 milhões de euros e mais 10 milhões previstos no orçamento do Estado.