Semana Santa

Crato/Semana Santa: Uma jornada de Fé e Devoção que promete emoções fortes

A Semana Santa no Crato está de regresso trazendo consigo uma aura de mistério e fé que envolve toda a vila histórica. A partir deste domingo e até ao dia 31 de março, o Crato será palco de um conjunto de manifestações religiosas que todos os anos arrasta centenas de pessoas para as ruas e atrai turistas de vários cantos do país.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, assinalou que uma das prioridades da organização, que envolve a autarquia, Paróquia e Santa Casa da Misericórdia, é a de “passar a vontade aos mais jovens em preservar esta tradição”.

Joaquim Diogo destacou ainda que a Câmara do Crato vai enriquecer as comemorações com um programa cultural diversificado, a pensar sobretudo nos visitantes, com o intuito de contribuir para tornar a Semana Santa inesquecível.  

O Monsenhor Paulo Dias, por seu turno, atribuiu à genuinidade do evento o facto do mesmo ser bastante participado, destacando três momentos da Semana Santa do Crato: a Via Sacra, com as crianças da catequese, e as procissões do Senhor da Cana Verde e Enterro do Senhor.

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia, António Ferreira, admitiu que a cada ano que passa é cada vez mais difícil encontrar quem queiram participar diretamente nas celebrações, devido à idade avançada das pessoas, defendendo que deve ser feita alguma coisa para atrair os mais jovens.

António Ferreira ambiciona ainda “dar uma dinâmica nova” à iniciativa, de forma a projetar a vila do Crato além das fronteiras do município.

As celebrações da Semana Santa do Crato – Fé e Tradição de um Povo – arrancam este domingo com a Bênção dos Ramos, na Igreja da Misericórdia, às 11:00, seguida de procissão e Celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz.

O primeiro dia da Semana Santa do Crato fecha com a procissão Solene do Senhor dos Passos, a partir das 18:00.

As comemorações prosseguem na quarta feira com a Via Sacra e o Ritual do Candeeiro das Trevas, a partir das 21:00, seguindo-se na quinta feira a cerimónia do Lava-pés e Procissão do Senhor da Cana Verde, com início às 21:30.

A Sexta feira Santa abre com a Celebração da Paixão, a partir das 15:00, na Igreja Matriz, e fecha com a Procissão do Enterro do Senhor, agendada para as 21:30.

O Sábado Santo é marcado pela Vigília Pascal e Missa das Aleluias, às 21:30, na Capela do Carmelo São Nuno de Santa Maria.

A Semana Santa do Crato fecha oficialmente no Domingo de Páscoa (31 março) com a Missa da Ressurreição do Senhor, a partir das 11:30, na Igreja Matriz, que receberá às 17:00 um concerto de Páscoa.

PUBLICIDADE