
A aldeia de Vale do Peso, no concelho do Crato, será palco do “maior festival dedicado ao gin artesanal português”.
O evento, agendado para os dias 26 e 27 de julho, destaca-se não apenas pelo número de participantes, ao todo 15 destilarias nacionais, mas também pela celebração da paixão e criatividade envolvidas na produção artesanal de gin.
Idealizado para valorizar aqueles que produzem o seu próprio gin, o festival proporciona uma oportunidade única para degustar e compreender os processos envolvidos na criação da bebida.
Segundo Nuno Belo, da Destilaria DoisBelos, sediada na aldeia anfitriã do festival, Portugal tem uma vasta oferta de gins, mas as destilarias artesanais ainda são relativamente raras no panorama nacional.
Os visitantes poderão desfrutar de um programa variado, que inclui um concurso para eleger os melhores gins, animação musical com grupos ao vivo e DJ’s, e uma experiência gastronómica singular. Chefs de renome vão preparar pratos em “lume de chão”, dando um toque especial à gastronomia que acompanha o evento.
O festival, onde a única bebida permitida é o gin, oferece ainda degustações exclusivas de gins e demonstrações práticas sobre os métodos de produção artesanal.