Logo35anos
4977d666 2463 4078 B886 9d8dd4e0c644

Despovoamento é uma ameaça ao desenvolvimento do futebol no interior do país

O “calcanhar de Aquiles” da Associação de futebol de Portalegre (AFP) nos últimos anos tem sido o futebol sénior. Apesar do aumento dos apoios financeiros concedidos aos clubes, esta temporada o campeonato distrital atingiu o número mais baixo de sempre de equipas, com apenas seis inscritas.

Em declarações à Rádio Portalegre, a propósito dos 113 anos da AFP, assinalados esta terça feira, Daniel Pina, lembrou que na última temporada a instituição atribuiu o maior montante de sempre, cerca de 150 mil euros, em apoios aos clubes, e mesmo assim não conseguiu inverter o cenário.

Para Daniel Pina, o problema é grave e tem um nome “despovoamento”. O dirigente alerta mesmo que o declínio populacional observado no interior, e em particular no Alto Alentejo, coloca mesmo em risco a continuidade do campeonato distrital de seniores.

Apesar deste cenário, que não é “cor-de-rosa”, a Associação de Futebol de Portalegre quer continuar a crescer nos próximos anos, em número de atletas, equipas e clubes filiados.

A concluir, o dirigente disse ser “um orgulho” para a associação ter dois clubes associados, o Elvas e o Arronches e Benfica, no Campeonato de Portugal, e o Eléctrico no escalão maior do futsal português.

A Associação de Futebol de Portalegre, fundada a 29 de outubro de 1911, é a segunda mais antiga do país e uma das três fundadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).