
A quarta e penúltima etapa, da edição deste ano da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que liga Monforte a Castelo de Vide, com a emblemática escalada ao Cabeço do Mouro, em Portalegre, é uma das mais aguardadas da “Alentejana”, 2025.
A 42ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta ocorrerá de 26 a 30 de março. Durante cinco dias, o pelotão percorrerá 816,9 quilómetros, envolvendo três dezenas de municípios.
Em declarações à Rádio Portalegre, o diretor da prova, o antigo ciclista Joaquim Gomes, indicou que a “Alentejana” conta este ano com a participação de cerca de 20 equipas, com um total de cerca de 120 participantes.
Em relação à etapa que ligará Monforte a Castelo de Vide, com passagens por Arronches e Portalegre, Joaquim Gomes reconhece que é a tirada com maior índice de dificuldade e a mais exigente, afirmando tratar-se da etapa “rainha” da Volta ao Alentejo.
A prova terá início em Beja, que pela décima vez dá o pontapé de saída para a “Alentejana”. Na primeira etapa, a caravana cumprirá 166,6 quilómetros, passando por Cuba, Vidigueira, Portel, e albufeira de Alqueva, até chegar a Moura.
Castro Verde será o ponto de partida para a segunda etapa, que passará por Aljustrel e percorrerá o Litoral Alentejano, incluindo Odemira, Santiago do Cacém, e a Serra de Grândola, culminando na “Vila Morena” após 171,5 quilómetros.
No terceiro dia, a freguesia de Carvalhal, em Grândola, estrear-se-á na Volta ao Alentejo com a etapa mais longa, 180 quilómetros, passando por Alcácer do Sal, Alcáçovas, Montemor-o-Novo, e Arraiolos, que retorna à corrida após sete anos.
A quarta etapa, considerada uma “clássica” da prova, terá 147,7 quilómetros e partirá de Monforte, a 29 de março. O percurso inclui Arronches, Portalegre, a escalada ao Cabeço do Mouro, Serra de São Mamede, Porto Espada, Marvão, e duas passagens pela Serra de São Paulo, terminando em Castelo de Vide.
A última etapa começará em Estremoz com um trajeto de 151,2 quilómetros passando por Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo, finalizando a 42ª Volta ao Alentejo na histórica cidade de Évora.