
O Eléctrico Futebol Clube acusa a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) de “denegação de justiça e abuso de poder”. Em causa está a deliberação da direção da AFP de não indicar o clube de Ponte de Sor para o Campeonato de Portugal na época 2020/2021.
Completaram-se, no último sábado, quatro anos desde que o clube interpôs recurso ao Conselho Jurisdicional da AFP contra essa decisão, que o Eléctrico considera “violar os regulamentos da competição”.
Em comunicado, o Eléctrico refere que apesar de ser o único recurso existente no órgão, o processo segue sem decisão após mais de 1400 dias, mesmo após as eleições de fevereiro de 2024 que resultaram na mudança de membros no conselho.
O clube de Ponte de Sor acrescenta que durante a Assembleia da AFP realizada em setembro de 2021, Vitor Martins, então presidente do Eléctrico, questionou Daniel Pina, presidente da AFP, sobre o andamento do recurso. A resposta foi de que a decisão seria comunicada em breve, mas até agora não houve notificação oficial, o que Eléctrico vê como “um boicote intencional com vista a prejudicar o clube”.
No mesmo comunicado, o Eléctrico reafirma sua posição como o clube com mais praticantes inscritos e maior contribuição ao orçamento da AFP, exigindo respeito pela instituição e pelos clubes filiados. A direção do clube promete não se calar e continuar a lutar por justiça.
Recorde-se que a AFP depois de anunciar, a 26 de março de 2021, o encerramento do campeonato distrital, devido a circunstâncias relacionadas com a pandemia da Covid-19, decidiu indicar para subir de divisão, o Elvas, segundo classificado, e não o Eléctrico, que liderava a competição.
Embora o regulamento da Liga Francisco Gil, no ponto 7, relativo a “medidas excecionais”, refira que a prova deveria ser “homologada com a classificação existente na altura da interrupção”, a AFP decidiu basear a sua decisão na melhor média pontual das equipas, e neste particular quem levou a melhor foi o Elvas, que apesar de ter ficado a um ponto da liderança, disputou menos um jogo do que o Eléctrico.