
O presidente da Câmara de Elvas, o independente José Rondão Almeida, vai recandidatar-se a um segundo mandato, que considera ser um sétimo, contando com os anos em que foi eleito pelo PS naquele município.
Aos 82 anos, José Rondão de Almeida, Instrutor de Áreas da Educação de profissão, explica que a sua candidatura assenta em três pilares: Habitação, área onde estão a ser criadas mais de 300 habitações no concelho, na criação de um grande parque empresarial e numa aposta forte no turismo.
O candidato do Movimento Cívico por Elvas (MCPE) revelou ainda que as listas concorrentes a todos os órgãos autárquicos estão fechadas, envolvendo cerca de 200 candidatos.
José Rondão Almeida foi presidente do Município de Elvas eleito pelo PS, entre 1994 e 2013, mas, nas autárquicas de 2021, liderou a candidatura do Movimento Cívico por Elvas, vencendo as eleições ao socialista Nuno Mocinha, então presidente da câmara e que estava na ‘corrida’ para um terceiro mandato.
O atual executivo municipal de Elvas é formado por três eleitos pelo Movimento Cívico por Elvas, outros tantos do PS – a quem a estrutura local do partido retirou a confiança política – e um da coligação PSD/CDS-PP.
Além de Rondão Almeida, já foram também anunciadas as candidaturas de Nuno Mocinha, de 53 anos, pelo PS, a coligação PSD/CDS-PP/PPM anunciou que candidata a advogada Margarida Paiva, de 51 anos, e o Chega revelou que aposta no técnico de vendas José Eurico Malhado, de 60 anos.