
O Castelo de Barbacena, no concelho de Elvas, vai ser transformado num Hotel de Charme com 12 quartos, piscina e um possível SPA na zona dos balneários.
O projeto, que implica um investimento de cerca de quatro milhões de euros, vai ser desenvolvido pelo empresário Paulo Luz, dono da empresa Chaves do Areeiro.
As obras, que devem arrancar em maio deste ano, têm duração prevista de dois anos e vão gerar cerca de dez postos de trabalho inicialmente. O projeto recebeu parecer positivo do Ministério da Cultura e a aprovação do projeto de especialidades referentes à requalificação do monumento.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que falava, esta terça feira, durante a apresentação do projeto, destacou que a licença para as obras está pronta para ser levantada e afirmou que o município estará disponível para colaborar dentro das suas competências.
O autarca mostrou-se ainda satisfeito por poder anunciar esta “excelente notícia” à população, expressando o desejo de ver este património histórico recuperado para benefício do concelho e, especialmente, de Barbacena.
O Castelo de Barbacena, cuja edificação original remonta ao reinado de D. Afonso III (1248-79) e que foi reconstruído durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521), foi declarado Imóvel de Interesse Público em 24 de janeiro de 1967, embora seja de propriedade privada.