
A Câmara de Elvas anunciou, esta quinta feira, a construção de uma variante à passagem inferior na Linha do Leste (túnel de Santa Eulália), na Estrada Nacional 246, naquele concelho alentejano.
Esta intervenção, reclamada há largos anos, vai permitir acabar com o estrangulamento causado pelo túnel, onde não é permitida a passagem de veículos pesados de mercadorias e de passageiros.
Refira-se que a EN 246, não só faz a ligação entre Elvas e a capital de distrito, Portalegre, como faz a ligação com Espanha.
A decisão de construir a variante ao túnel de Santa Eulália consta de um memorando de entendimento ratificado pelo executivo municipal de Elvas, na última quarta feira.
O documento, assinado entre o município de Elvas e a Infraestruturas de Portugal, prevê ainda o encerramento da passagem de nível da Ponte das Hortas, assim como de mais duas passagens de nível.
De acordo com o memorando, ao município caberá a elaboração dos projetos e a execução das empreitadas, cabendo às Infraestruturas de Portugal assumir os encargos financeiros.
Foto: Emílio Moitas