A Rádio Portalegre, rege-se pelos princípios base de qualquer órgão de comunicação social: Rigor, Isenção e Pluralismo.
A redação (e demais sectores) terá sempre em conta os grandes objetivos que levaram ao aparecimento das rádios locais/regionais, tais como noticiar e divulgar os acontecimentos que ocorram nos concelhos do distrito de Portalegre e limítrofes, bem como os que se revelem de importância para a região, oriundos do país e do estrangeiro.
A Rádio Portalegre, além de fazer a cobertura jornalística de acontecimentos, pode também promover debates, grandes entrevistas ou reportagens, e fazer investigação. Fica à consideração da direção de informação e chefe de redação, editar programas de informação, reportagens em direto, mesmo com interrupção de outros programas, sempre que os mesmos o justifiquem.
A Rádio Portalegre em geral e o corpo redatorial em particular, serão sempre independentes de qualquer tipo de poder político, económico, militar ou religioso, bem como de qualquer tipo de credo, racismo ou xenofobia.
Todo o trabalho de redação será sempre feito ao abrigo do Código Deontológico do Jornalista, bem como da ética profissional.
Qualquer notícia que seja emitida e que se revele posteriormente incorreta ou inexata, deverá ser corrigida ao abrigo da Lei de Imprensa, sempre que solicitado o Direito de resposta e desde que o mesmo esteja de acordo com a legislação, deve a Rádio emiti-lo nas condições e prazo estabelecido pela legislação em vigor.
Será responsável pela emissão em geral da Rádio Portalegre o Presidente do Conselho de Administração, pelos serviços de notícias, reportagens e demais programas de informação o Diretor de informação e chefe de redação e pelos restantes programas o Diretor de Antena.
Tudo o mais não especificado será sempre abrangido pela legislação existente e em vigor.