Estatuto Editorial

A Rádio Portalegre - Cooperativa de Rádio Recreio e Animação, CRL é uma estação de rádio local, de âmbito generalista, que emite para o concelho de Portalegre na frequência 100.5 FM e para a cidade de Portalegre através da microcobertura em 104.5 FM.

A Rádio Portalegre rege-se pelo cumprimento dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Lei da Rádio, comprometendo-se a seguir os princípios base de qualquer órgão de comunicação social: Rigor, Isenção e Pluralismo.

A redação e demais departamentos da Rádio Portalegre terão sempre em conta os grandes objetivos das rádios locais/regionais, tais como noticiar e divulgar os acontecimentos que ocorram no concelho de Portalegre, restantes concelhos do distrito de Portalegre e limítrofes, bem como os que se revelem de importância para a região, oriundos do país e do estrangeiro.

A Rádio Portalegre, além de fazer a cobertura jornalística de acontecimentos, pode também promover debates, grandes entrevistas, reportagens e investigação. Fica à consideração da direção de informação e chefe de redação, editar programas de informação, reportagens em direto, mesmo com interrupção da normal grelha de programação, sempre que os mesmos o justifiquem.

A Rádio Portalegre em geral e o corpo redatorial em particular, serão sempre independentes de qualquer tipo de poder político, económico, cultural, desportivo, militar ou religioso, bem como de qualquer tipo de credo, doutrina ou ideologia. Todo o trabalho de redação será sempre feito ao abrigo do Código Deontológico do Jornalista, bem como da ética profissional.

Qualquer notícia que seja emitida e que se revele posteriormente incorreta ou inexata, deverá ser corrigida ao abrigo da Lei de Imprensa, sempre que solicitado o Direito de resposta e desde que o mesmo esteja de acordo com a legislação, deve a Rádio emiti-lo nas condições e prazo estabelecido pela legislação em vigor.

Será responsável pela emissão em geral da Rádio Portalegre o Presidente do Conselho de Administração, pelos serviços de notícias, reportagens e demais programas de informação o Diretor de informação e chefe de redação e pelos restantes programas o Diretor de Programas.

A Rádio Portalegre exerce a sua atividade de entreter e informar assumindo o compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, assegurando e salvaguardando o rigor e pluralismo informativo, o cumprimento dos princípios éticos e deontológicos, a distinção clara entre notícia e opinião e entre informação e conteúdos publicitários.

Este Estatuto Editorial estará acessível ao público no site www.radioportalegre.pt e tudo o mais não especificado será sempre abrangido pela legislação existente e em vigor.