RP Logo Reduzido Branco Vetor SVG
00000000000000000000000

Feira das Cebolas: bovinos, ovinos e inovação – o coração rural bate forte em Portalegre

A Feira das Cebolas está de regresso a Portalegre, reafirmando-se como um dos eventos mais emblemáticos e acarinhados pela comunidade local.

Este ano, o certame volta a assumir o formato de exposição de atividades económicas, cruzando a tradição com a inovação, e promovendo o que de melhor se faz na região do Norte Alentejano.

Com mais de 140 expositores, a feira transforma-se numa verdadeira montra do potencial económico local, destacando-se especialmente os setores agrícola e pecuário, com cerca de 40 expositores dedicados à apresentação de bovinos e ovinos.

O evento decorre entre os dias 11 e 14 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, bem como nas instalações do NERPOR – AE e da AADP.

A inauguração oficial acontece na quinta-feira, dia 11, às 18h00, com animação de rua pela Bandustika, seguida de um concerto da Banda Euterpe com Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, e Ensemble Ibérico. A noite termina com o DJ Miguel Reis.

Na sexta-feira, o destaque vai para o XII Leilão de Reprodutores de Gado Bovino, um dos momentos mais apreciados pelos visitantes. A programação inclui ainda espetáculos musicais, como o grupo ADN e a Gala Equestre, culminando com o concerto de Vitor Kley e o DJ Nuno Krespo.

No sábado, o dia começa com atividades solidárias e demonstrações caninas, e termina com os concertos de CantAlagoa, Ojos Gitanos e Miguel Araújo, seguidos do DJ Fifty.

O domingo encerra a feira com flamenco, folclore e o concerto de Os Vizinhos, celebrando o amor ao Alentejo e às suas tradições.

Além dos espetáculos, a Feira das Cebolas inclui colóquios, workshops e atividades educativas, como o atelier infantil sobre abelhas e mel, demonstrações de corte de presunto e construção de biodigestores.

O evento também se estende para fora do recinto, com o Cortejo de Oferendas na Praça João Paulo II e a tradicional Corrida de Toiros na Praça José Elias Martins.

Organizada pela Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e o NERPOR – AE, a Feira das Cebolas reafirma-se como um ponto de encontro entre as raízes culturais e o dinamismo económico da região, promovendo o desenvolvimento local e atraindo novos investidores.