A Feira do Queijo de Tolosa, que este sábado cumpriu a sua 23ª edição, voltou a conquistar muitas centenas de visitantes, à procura da “excelência” deste produto endógeno do concelho de Nisa.
No certame estiveram representadas as cinco queijarias daquele concelho alentejano, quatro com sede em Tolosa e uma com sede em Nisa.
A Câmara de Nisa associou-se à iniciativa, enquanto parceiro institucional, demonstrado o apoio da autarquia na promoção de “um produto de excelência que tem conquistado o mercado nacional e cada vez mais consumidores”, o que segundo a presidente do Município local, Idalina Trindade, é fruto do “empreendedorismo e capacidade de trabalho das gentes de Tolosa”.
A autarca destaca que a produção de queijo, para além de ser importante para a economia local, engrandece a marca “É Nisa é Nosso”.
À reportagem da Rádio Portalegre, Ana Fortunato, dos Queijos Fortunato e Marta Valente, da Sotonisa, explicam que a produção de queijo, nestas empresas, atravessa várias gerações e tem conseguido, ao longo dos tempos, afirmar-se pela qualidade.
Queijo de cabra e de ovelha, mais ou menos curado, são as especialidades que encontramos nas bancas, que de ano de ano registam sempre um grande número de clientes.