Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Aatif

Fortios: AATIF celebra 30 anos com apelo ao reforço do apoio do Estado

A Associação dos Amigos da Terceira Idade de Fortios (AATIF), no concelho de Portalegre, assinalou, esta quarta feira, trinta anos, com um apelo ao urgente ao reforço dos apoios, concedidos pelo Estado às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Com 79 utentes na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), 41 crianças nas valência de cresce e pré escolar e mais de 140 funcionários, a AATIF é obrigada a uma gestão financeira “muito cautelosa” face às dificuldades que enfrenta, que segundo o presidente da direção, Manuel Chagas, é transversal a praticamente todas as IPSS da região.

Manuel Chagas afirma que apesar da instituição não estar “muito bem economicamente, também não está mal”, mas caso não aumentem os apoios do Estado a situação será “cada vez mais difícil”.

Manuel Chagas acrescentou que as valências de apoio à terceira idade, que incluem a ERPI e o apoio domiciliário, têm sempre cerca de uma dezena de idosos em lista de espera.

O 30º aniversário da AATIF juntou, esta quarta feira, utentes, funcionários, dirigentes e entidades oficiais convidadas, num lanche convívio que decorreu nas instalações da associação.