Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Img 5745

Fronteira: Três milhões euros para recuperar antiga ponte e Centro Ecoturístico da Ribeira Grande

O Município de Fronteira anunciou que prevê lançar os concursos públicos para requalificação e reabilitação da antiga ponte e do Centro Ecoturístico, da Ribeira Grande, no mês de janeiro de 2025, num investimento a rondar os 3 milhões de euros.

Rogério Silva, presidente da Câmara de Fronteira, apresentou, segunda feira, os estudos prévios, que quantificam o impacto financeiro das obras, que tem um prazo de execução de cerca de um ano.

Segundo o autarca o principal objetivo deste investimento é preservar património e devolver funcionalidade a estes equipamentos, destruídos pelas cheias de dezembro de 2022.

Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, disse não ter dúvidas de que o apoio a estes projetos “importantes para a dinâmica de desenvolvimento regional do território” será superior ao que está perspetivado, sublinhado a importância deste investimento para o concelho de Fronteira e para o Alto Alentejo.

Img 5774

Os estudos prévios para a reconstrução da ponte, adaptada a tráfego pedonal e reabilitação do Centro Ecoturístico da Ribeira Grande foram apresentados, esta segunda feira, nos Paços do Concelho de Fronteira.

Recorde-se que, no passado dia 22 de novembro, foi anunciada a construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande, a jusante da antiga travessia, que implica um investimento estimado de cinco milhões de euros.

Esta nova ponte permitirá melhorar as condições de ligação entre os aglomerados de Fronteira e Alter-do-Chão, bem como os acessos da povoação de Vale de Seda para a sede de Concelho.

A obra deverá arrancar no final do primeiro semestre de 2025, com um prazo de execução de cerca de dois anos.