Cccc

Fronteira: Gala do Treinador distingue como treinadores do ano Pedro Hipólito (futebol) e Luís Alves (futsal)

O Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre (NTFDP) distinguiu como “Treinadores do Ano”, Pedro Hipólito, na modalidade futebol, e Luís Alves, na modalidade futsal. As distinções foram anunciadas na décima Gala do NTFDP realizada sábado à noite em Fronteira.

Pedro Hipólito, que na temporada 2023/2024, orientou a equipa de futebol sénior de “O Elvas”, assegurou a manutenção do emblema “Azul e Ouro” no Campeonato de Portugal, tendo terminado a época na sexta posição da Série D, enquanto Luís Alves, aos comandos da equipa de futsal do Domingão, venceu o campeonato distrital de seniores masculinos de Portalegre, a Taça e a Supertaça.

Em declarações durante a Gala de Treinadores, Luís Alves mostrou-se muito satisfeito com as conquistas alcançadas pela equipa de futsal do Domingão no ano de estreia nas competições distritais, classificando o projeto de “aliciante”.

Luís Alves admitiu ainda que sem o Eléctrico não havia Domingão e garantiu que vai continuar a treinar a equipa do concelho de Ponte de Sor na próxima temporada.

O “mestre de cerimónias” da Gala de Treinadores foi o próprio presidente do Núcleo de Treinadores, Emanuel Baleizão, que assinalou a importância do evento para a promoção dos treinadores, clubes e para as modalidades do futebol e futsal.

O presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, anfitrião da Gala de Treinadores, que decorreu no Centro Polivalente de Atividades Sociais daquela vila, deixou um apelo à “tolerância ao erro” , quer no futebol, quer em outras atividades, argumentando que “o erro faz parte da natureza humana”.

A Gala premiou ainda os treinadores campeões distritais nas modalidades de futebol e de futsal na temporada 2023/2024 das provas organizadas pela Associação de Futebol de Portalegre:

Futsal – Carlos David (Infantis – Avisenses), Licínio Silva (Iniciados – Eléctrico), Francisco Santana Maia (Juvenis – Eéctrico), João Namorado (Juniores – UD Sousel), Luís Fonseca (Seniores Femininos – Avisenses), Luís Alves (Seniores Masculinos – Domingão).

Futebol – João Azinhais (Infantis sub-12 – Monfortense), Nuno Frade (Iniciados – Fronteirense), Nuno Abegão (Juvenis – Fronteirense), Bruno Tomé (Juniores – Elvas) e Luís Miguel Macedo (Seniores – Mosteirense).

Este ano, e pela primeira vez, o Núcleo de Treinadores homenageou seis treinadores do distrito que nas últimas décadas se destacaram através do seu percurso desportivo e que são referências na classe.

Um desses treinadores, alvo de homenagem, foi Paulo Rocha, de 66 anos de idade, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor.

Paulo Rocha tem uma carreira com mais de 30 anos, iniciada nas camadas jovens do Elétrico. O treinador que abandonou a atividade há já alguns anos orientou, entre outras equipas, além do Eléctrico, Gavionenses, Avisenses, Fronteirense, Benavilense, Tramaga, AD de Alter e Montargilense.

O antigo treinador mostrou-se surpreendido com a distinção de que foi alvo e deixou uma mensagem aos jovens treinadores para não se deixaram influenciar e tomarem decisões sempre de acordo com a sua cabeça.

Os outros treinadores homenageados na Gala dos Treinadores foram António Figueiredo, Victor Nozes, João Vitorino, Jorge Almeida e Manuel Henriques.