355457303 1194432741349958 2631304238211055164 N

Fronteira: IP lança concurso para construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande 

A Infraestruturas de Portugal procedeu, esta segunda feira, ao lançamento do concurso público em regime de conceção e construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande na Estrada Nacional 245, em Fronteira.

Numa nota enviada à Rádio Portalegre, a IP indica que a empreitada implica um investimento estimado em 6 milhões de euros, tendo como objeto o desenvolvimento do projeto de execução e a construção de uma nova travessia e respetivos acessos rodoviários.  

Na mesma nota a IP esclarece que a ligação à rede viária envolvente será materializada através de um entroncamento e de uma rotunda a construir de raiz.

O projeto prevê ainda a regularização do leito da Ribeira Grande e respetivo arranjo paisagístico de toda a zona intervencionada (margens e leito), restaurando assim os processos naturais e consequente regeneração do ecossistema naquele local.

A IP assinalou que a nova ponte sobre a Ribeira Grande irá assegurar a ligação rodoviária através da EN 245 com melhores condições de segurança, qualidade e eficiência entre os aglomerados de Fronteira e Alter do Chão, bem como, a acessibilidade da povoação de Vale de Seda para a sede de concelho.

Recorde-se que a antiga ponte sobre a Ribeira Grande, considerada um “ex-líbris” da região, colapsou com as cheias que afetaram o Alto Alentejo, e em particular o concelho de Fronteira, em dezembro de 2022.

Entretanto, desde o julho do ano passado que já é possível fazer a travessia da Ribeira Grande pela EN 245, que liga Alter do Chão a Fronteira, através de uma solução provisória.

A solução implementada, um pontão submersível composto por uma bateria de passagens hidráulicas, técnica e financeiramente suportada pela IP, permite que se circule naquela travessia durante grande parte do ano, mesmo durante o período de inverno.

PUBLICIDADE