Img 8764

Fronteira: Município presta reconhecimento ao exército português e aos combatentes do Ultramar

Passados 640 anos da Batalha de Atoleiros o Município de Fronteira homenageou, este sábado, o exército português e os combatentes do Ultramar.

Na cerimónia que decorreu na Avenida Heróis dos Atoleiros, na vila de Fronteira, o presidente da autarquia local, Rogério Silva, entregou a Medalha de Ouro do Município ao Exército Português e inaugurou um Monumento de Homenagem aos ex combatentes fronteirenses no Ultramar.

Para Rogério Silva, estas homenagens garantem a devida valorização dos combatentes de outrora e dos combatentes de hoje.

Em dia de feriado Municipal, o autarca frisou que o exército português “é indissociável da história do concelho de Fronteira” e é por isso importante que tenha “o devido reconhecimento”.

Sobre o monumento de homenagem aos combatentes, inaugurado na Avenida Heróis dos Atoleiros, onde estão inscritos os nomes dos combatentes fronteirenses, Rogério Silva disse que é intenção do Município replicar esta homenagem e reproduzir o monumento em cada uma das freguesias do concelho, ainda durante este ano.

Img 8817

O chefe do Estado-Maior do Exército, General Ed​uardo Mendes Ferrão​, mostrou-se grato com uma distinção que “engrandece o exército, Portugal e os portugueses”.

Mendes Ferrão disse ainda que esta cerimónia serve para relembrar que o exército tem sido “fundamental para a delimitação do nosso território, para sua proteção e proteção das suas gentes”.

Para o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, a cerimónia “resumiu a história de Portugal” e juntou forças que representam um país inteiro.

Chito Rodrigues disse ainda que o feriado Municipal de Fronteira foi, este sábado, um dia importante para o país, “na linha daqueles que se batem pelos valores que garantem a nossa identidade como país soberano e independente”.

A comemoração dos 640 anos da Batalha de Atoleiros começou com a habitual Romagem ao Padrão da Batalha de Atoleiros e contou ainda com Parada das Forças Militares e Civis na Avenida Heróis dos Atoleiros.