O secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Reis Francisco, anunciou, esta quinta feira, que o Governo vai investir 6 milhões de euros na construção de uma nova ponte, na Estrada Nacional 245, sobre a Ribeira Grande, no concelho de Fronteira.
Recorde-se que a antiga ponte sobre a Ribeira Grande, considerada um “ex-líbris” da região, colapsou com as cheias que afetaram o Alto Alentejo, e em particular o concelho de Fronteira, em dezembro de 2022.
Em declarações na Comissão Parlamentar de Economia, Obras Publicas, Planeamento e Habitação, Frederico Reis Francisco assinalou que “a construção da nova ponte é cara e demorada, estimando-se um prazo de execução de aproximadamente dois anos, e antes disso, tem de haver todas as fases de projeto”.
Entretanto, desde o julho deste ano que já é possível fazer a travessia da Ribeira Grande pela EN 245, que liga Alter do Chão a Fronteira, através de uma solução provisória.
A solução implementada, um pontão submersível composto por uma bateria de passagens hidráulicas, técnica e financeiramente suportada pela IP, permite que se circule naquela travessia durante grande parte do ano, mesmo durante o período de inverno.