Camara GaviÃo

Gavião assinala 504 anos da atribuição do Foral Manuelino

Um Mercado de Natal, música, teatro, desporto e a inauguração de uma Biblioteca Itinerante, são alguns dos atrativos das comemorações dos 504 anos da atribuição do Foral Manuelino a Gavião.

As comemorações arrancam esta quinta feira, dia feriado municipal em Gavião e prosseguem até ao próximo domingo, sendo objetivo do município envolver toda a comunidade nas celebrações.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Gavião, José Pio, sublinhou a importância de “exaltar” este momento histórico, e sobretudo “o ser gavionense e alentejano”.

As comemorações abrem, quinta feira, a partir das 10:00, com a cerimónia do Içar da Bandeira, na Rua 23 de Novembro, e prosseguem com uma missa, às 12:00, presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias.

A abertura do Mercado de Natal está agendada para as 15:00, destacando-se ainda durante a tarde a apresentação do livro “Seminário de Gavião – Chegamos? Não Chegamos?”, be4m como uma gincana de bicicletas para crianças e a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Gavião.

A inauguração da Biblioteca Itinerante de Gavião está marcada para as 15:00 de sexta feira no Largo da Fonte, em Ferraria.

As celebrações vão estender-se ao fim de semana, incluindo, entre outras atividades, um jogo de futebol, o primeiro jantar convívio jovem do concelho, espetáculos de fado e cinema.

O Mercado de Natal também vai funcionar no sábado e no domingo.

PUBLICIDADE